Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

1ª Caminhada do Povo de Santo Contra a Intolerância Religiosa e Pela Defesa da Roça do Ventura

No último dia 19 saindo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ocorreu a 1ª Caminhada do Povo de Santo Contra a Intolerância Religiosa em Cachoeira, cidade dos Voduns, Orixás e Inkisses. O Povo do Santo se reuniu em defesa da Roça do Ventura, que vêem sofrendo ataques do Advogado Ademir Passos que invadiu suas terras e devastou 12 hectares de uma área em vias de tombamento como patrimônio cultural imaterial do Brasil, a Roça de Cima.


  • "A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."
  • "O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana." (IPHAN)

A Caminhada que saiu da Universidade Federal foi em direção a Praça da Aclamação local histórico onde o Povo Negro deu seu sangue e vida pela Independência do Brasil e da Bahia, parando em frente à Câmara de Vereadores e Pousada e restaurante da Aclamação de propriedade do Sr. Ademir Passos.  Onde diversas Ialorixas, Babas, Ogãs, Makotas fizeram uso da palavra em defesa do Zoogodô Bogum Malê Seja Hundê ou Roça do Ventura e pelo respeito a diversidade religiosa.















Ao fundo a Pousada da Aclamação e a esquerda o Escritorio do IPHAN em Cachoeira




Câmara de Vereadores


Mãe Madalena fazendo uso da palavra




Mãe Preta



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

I Caminhada Contra Intolerância Religiosa em Santo Amaro - Bahia

O Terreiro de Candomblé Ilê Axé Ojú Onirê de Santo Amaro Bahia, convida a todos para a I Caminhada Contra Intolerância Religiosa em Santo Amaro, dia 20 de novembro de 2010, saída as 14hs do bairro do Derba para a Praça da Purificação. 

Dia 19 de novembro, sexta feira também acontece a I Caminhada Contra Intolerância Religiosa e Contra a invasão e destruição do patrimônio material e imaterial da Roça de Cima, origem da Roça do Ventura (Zoogodô Bogum Malê Seja Hundê), a Caminhada sairá do prédio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com destino a rua 25, as 17hs após o enserramento da semana da Consciência Negra e conta com o Apoio da Universidade.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

IURD X Candomblé

17 DE FEVEREIRO DE 2010

Este texto já foi publicado aqui na primeira versão do blog e está circulando pela internet. Diante da repercussão que alcançou, e, por considerar o debate que o mesmo propões de grande importância, resolvi reeditá-lo esta semana.
Ritual de Libertação

Há alguns dias, eu participei de um debate sobre candomblé, até que alguém da plenária perguntou por que as igrejas evangélicas estavam se expandindo tanto, principalmente a Igreja Universal do Reino de Deus, enquanto o Candomblé não consegue crescer?

Eu confesso que adorei a pergunta, e gostei mais ainda de ouvir os argumentos academilóides dos pseudo-intelectuais que formavam a mesa em defesa do Candomblé. Digo pseudo, porque todos ficaram desconcertados com a pergunta e em algum momento se embaralhavam para responder.

Fico irritado com pessoas que não vêem o óbvio.

É fácil explicar porque a Igreja Universal cresceu tanto:

O seu líder, o Pastor Edir Macedo, era umbandista, todos sabem. Ele teve a grande sacação de juntar a Cruz, maior símbolo da Igreja Católica à Rosa Branca, ofertada à Iemanjá. Por duas vezes ao ano, cerca de 80% da população brasileira joga rosas para Iemanjá, uma vez no dia 31 de dezembro e outra no dia 2 de fevereiro.

Enquanto a Umbanda foi perdendo força, à medida que o sincretismo foi se enfraquecendo, seus adeptos se converteram ao Candomblé ou ao "Umbandomblé", e as casas que ofereciam sessões de desenvolvimento e sessões de descarrego de 15 em 15 dias, foram virando terreiros de candomblé, o Edir Macedo se apoderou também desse ritual. Sessão de descarrego é na Umbanda.

Outro fator interessante, é a questão da abertura de uma nova Igreja. Com a expansão dos Shoping Centers com 10 ou 15 salas de cinemas, os cinemas de praças perderam força e faliram sendo arrendados pela Igreja com o dinheiro dos seus fiéis, que no dia seguinte inaugurava naquele cinema uma nova filial da IURD. 

Um terreiro de candomblé não se inaugura de um dia para o outro. Jamais um cinema onde vários namorados se beijaram, se apalparam, e até transaram, viraria um terreiro no dia seguinte. Além, de vários sacudimentos no estabelecimento, há a necessidade de se assentar o chão e tudo o mais que é essencial em uma casa de candomblé.

Tem ainda a questão da mídia, a Igreja Universal é dona da Rede Record com toda uma campanha contra Candomblé e a favor da Igreja.

Para não me prolongar muito quero falar de como Jesus é apresentado aos fiéis da Igreja Universal, onde existem Miliciantes evangélicos (miliciante mata), bandidos de cristo (bandido mata), um dos 10 mandamentos é justamente "Não matarás...". 

Lésbicas indecisas e Bichinhas reprimidas pelas famílias também estão lá jurando que são cristãs. (Em nenhum momento da Bíblia Jesus dialogou com um homossexual, ele perdoou Maria Madalena, Perdoou os ladrões na cruz, mas nunca encontrou um gay em seu caminho – Na Grécia, a homossexualidade já era discutida pelos filósofos há mais de 500 anos antes de Cristo, somente onde Cristo passo não existia Gay, apesar de Paulo).

Por fim os Encostos que baixam na Igreja. São todas pessoas que perderam sua credibilidade enquanto umbandistas ou candomblezeiros, mas querem continuar fingindo que estão com ou são orixás. A diferença é que, na Igreja, o pastor sabe que é palhaçada, mas finge que acredita, puxa o cabelo, agride a pessoa, chama de diabo e finge que a libertou. Sessão de descarrego da Igreja Universal é um finge que me engana, que eu finjo que acredito. São pessoas incompetentes que necessitam de alguma coisa para justificar seus fracassos e incompetência, e então vão lá para a Universal e Genéricas, se auto denominarem tranca rua ou padilha. Palhaçada!

Se Jesus é meio homem e meio santo, Exú também é. Se Jesus é o primogênito de Deus Criador, Exu, é o primogênito de Olódùmarè (Deus criador em idioma africano); se Jesus transformou a água em vinho, Exu afi okutá dipó yó (Exú transformou a pedra em sal).

Há muito que se discutir quantos mitos da história foram usados para criar o mito Jesus, cuja existência a ciência não conseguiu provar até os dias de hoje.

Mas está na Bíblia: "Dã (*aqui o autor faz uma comparação a Bessen que para os povos Gêge/Fon, se chama Dã ou Dan) julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás. A tua salvação espero, ó Senhor!” Gen. 49, 16-18. Ahoboboy!

Para finalizar, a finalidade do Candomblé não é se expandir em número de terreiros, Candomblé não promete paraíso após a morte. No Candomblé, você deve ser feliz hoje agora enquanto vive, para isso têm os ebós, pra propiciar felicidade e alegria, além de saúde. Já vi orixá curar muita gente, inclusive minha mãe. A grande questão é que a pessoa não deve deixar seus desejos falarem mais alto que seu ORI.

No candomblé não tem espaço para quem age dessa forma, logo, o lugar dessas pessoas, é realmente uma igreja evangélica.

Um abraço,
Doté Jorge.
POSTADO POR DOTÉ JORGE - RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

* Grifo nosso