Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Yami Osorongá

Yami Osorongá

As senhoras dos pássaros da noite


Quando se pronuncia o nome de yiá mi osorongá, quem estiver sentado deverá se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência, pois se trata de temível orixá, a quem se deve apreço e acatamento.Yá mi osorongá é a síntese do poder feminino, claramente manifesto na possibilidade de gerar filhos e, numa noção mais ampla, de povoar o mundo. Quando os yorubás dizem minha mães queridas para se referiram as yami, tentam na verdade, apaziguar os poderes terríveis dessa entidade.Dona de um axé tão poderoso quanto o de qualquer orixá, as yami tiveram seu culto difundido por sociedades secretas de mulheres e são as maiores homenageadas do famoso festival gele, na Nigéria realizado entre os meses de março e maio, que antecedem o período de chuvas no país, remetendo imediatamente para o culto da fertilidade.Poder procriador, tornaram-se conhecidas como a senhora dos pássaros e sua fama de grandes feiticeiras as associou a escuridão da noite; por isso também são chamadas de eleyé e as corujas são seus maiores símbolos.A sua relação mais evidente é com o poder genital feminino, que é o aspecto que mais aproxima a mulher da natureza, ou seja, dos acontecimentos que fogem á explicação do controle humano. Toda mulher é poderosa porque tem um pouco da essência das yá mi; a capacidade de gerar filhos, expressa nos órgãos genitais femininos que sempre assustou os homens e as cantigas entoadas durante o festival géledé fazem alusão a esse terrível poder que não pertence só as yámis ,mas a qualquer mulher.
Reza das yámis
Mãe destruidora, hoje eu te glorifico:O velho pássaro não se aqueceu ao sol.Algo secreto foi escondido na casa da mãe...Honras a minha mãe!Mãe cuja vagina apavora a todos.Mãe cujo pêlos púbicos se enroscam em nós.Mãe que arma uma cilada.Mãe que tem potes de comida em casa.
As mães são compreendidas como a origem da humanidade e seu grande poder reside na decisão que tomar sobre a vida dos seus filhos. É a mãe que decide se o filho deve ou não nascer, ainda decide se ele deve viver.A mulher, especialmente das sociedades antigas, tinha inúmeros recursos para interromper a gravidez. E até os primeiros anos de vida, uma criança depende totalmente de sua mãe; se faltarem seus cuidados a criança não vinga.Em síntese todo ser humano deve a vida a uma mulher. Se todas as mulheres do mundo decidissem não engravidar, a humanidade estaria fadada a desaparecer. Esse é o poder de yámi: mostrar que todas as mulheres juntas decidem sobre o destino dos homens.
Mãe toda poderosa, mãe do pássaro da noite.Grande mãe que não ousamos coabitar.Grande mãe cujo corpo não ousamos olhar.Mãe de bezas secretas.Mãe que esvazia a taçaQue fala grosso como homem.Grande,muito grande, no topo da árvore de yroko.Mãe que sobe alto e olha para terra.Mãe que mata o marido mas dele tem pena.Yá mi é sacralização da figura materna, por isso seu culto é envolvido por tanto tabús. Seu grande segredo é guardar o segredo da criação. Tudo que é redondo remete ao ventre e, por consequência , as yámi. O poder da grande mãe é expresso Entre os orixás por osún,yemonjá e nanã buruku, mas o poder das yámi é manifesto em todas as mulheres,que, não por acaso,Em quase todas as culturas é cosiderada tabú.As denominação yámi expressão suas caracteristicas terríveis e mais perigosas e poe essa razão o seu nome não deve ser Pronunciados; mas quando se disser um dos seus nomes, todos devem fazer referências especiais para aplacar a ira das grandes mães, e principalmente para afugentar a morte.As feiticeiras mais temidas entre os yorubás e nos candomblés do Brasil são as ajé, e para se dirigir a elas sem correr nenhum risco, diga apenas eleyé,dona do pássaro.O aspecto mais aterrador das yámi é o seu principal nome,com o qual tornou-se conhecida nos candomblés, é oxorongá, uma bruxa terrível que se transforma no pássaro do mesmo nome e rompe a escuridão da noite com seu grito assustador.As yámi são as senhoras da vida, mas o colorário fundamental da vida é a morte.
Quando devidamente cultuadas, manifestam-se apenas no seu aspecto benfazejo, são o grande ventre que povoa o mundo.não podem,porém, ser esquecidas; nesse caso lançam todo tipo de maldição e torna-se as senhoras da morte.
O lado bom das yámi é expresso em divindade de grande fundamento, como apaoká, a dona da jaqueira, a verdadeira mãe de oxóssi.dizem o deus caçador encontrou mel aos pés da jaqueira e em torno dessa árvore nasceu a cidade de kétu.
Os assentamentos de yámi ficam junto a grande árvores como a jaqueira e geralmente são enterrados, mostrando a sua relação com os ancestrais, sendo também uma nítida representação do ventre. As yámi, juntamente com exú e os ancestrais, são evocados nos ritos do ipadê, um complexo ritual que, entre outras coisas, ratifica a grande realidade do poder feminino na hierarquia do candomblé, denotando que as grandes mães são as que detém os segredos do culto, pois um dia, quando deixarem a vida, integração do corpo mais yámi, que são na verdade as mulheres ancestrais.

3 comentários:

  1. caríssimos irmãos de fé,

    queiram contatar-nos, uma vez que vosso email não consta daqui.

    apcab.cultura@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. adorei essa pagina pois,elas(nossas maes ancestrais)sao tao raros os relatos sobre elas q é algo raro ouvir falar delas.vcs tem algum site sate aonde se axe mas sobre elas?

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem!!!

    Nunca antes vi tamanha precisão em constatar os fatos sobre tal divindade, já que esta é tão rara de vermos em nossos terreiros. Eu, particularmente, já tive a honra de presenciar o culto a essas mães.

    Parabéns à vc`s!

    ResponderExcluir