Páginas

domingo, 16 de agosto de 2009

Aiyê Orun - Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte











Devoção que teve início nas senzalas onde depois de um dia de trabalho os escravos pediam em preces pelos que morreram pela liberdade, a Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte nasceu, é realizada todos os anos entre os dias 09 e 17 de agosto na cidade de Cachoeira, que encontra – se a pouco mais de 50 km de Feira de Santana e é uma festividade tão pouco conhecida na nossa terrinha que tão pouco valor dá as coisas que venham dos pretos haja visto o tratamento que se é dado aos Afoxés e Blocos Afros no micareta, onde são colocados numa situação de ostracismo cultural.

Devido uma carência de horários de ônibus para retorno, pois a viação Santana não disponibiliza horário extras, quem vai de Feira para a festa é obrigado a retornar as 19:10 Hs quando sai o último carro.

As pergunta que vêem a cabeça são; será que isso é devido ao fato de todas estas senhoras serem adeptas do Candomblé, religião obrigatória para todas que desejam fazer parte da Irmandade? Será por ser uma festa de Negros e Negras?

É uma festividade que vale a pena ser conhecida, como disse os versos de uma criança num mural na Câmara de Veredores, enquanto vida ela tiver estaria na Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, creio que eu também.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário