Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

1ª Caminhada do Povo de Santo Contra a Intolerância Religiosa e Pela Defesa da Roça do Ventura

No último dia 19 saindo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ocorreu a 1ª Caminhada do Povo de Santo Contra a Intolerância Religiosa em Cachoeira, cidade dos Voduns, Orixás e Inkisses. O Povo do Santo se reuniu em defesa da Roça do Ventura, que vêem sofrendo ataques do Advogado Ademir Passos que invadiu suas terras e devastou 12 hectares de uma área em vias de tombamento como patrimônio cultural imaterial do Brasil, a Roça de Cima.


  • "A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."
  • "O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana." (IPHAN)

A Caminhada que saiu da Universidade Federal foi em direção a Praça da Aclamação local histórico onde o Povo Negro deu seu sangue e vida pela Independência do Brasil e da Bahia, parando em frente à Câmara de Vereadores e Pousada e restaurante da Aclamação de propriedade do Sr. Ademir Passos.  Onde diversas Ialorixas, Babas, Ogãs, Makotas fizeram uso da palavra em defesa do Zoogodô Bogum Malê Seja Hundê ou Roça do Ventura e pelo respeito a diversidade religiosa.















Ao fundo a Pousada da Aclamação e a esquerda o Escritorio do IPHAN em Cachoeira




Câmara de Vereadores


Mãe Madalena fazendo uso da palavra




Mãe Preta



Nenhum comentário:

Postar um comentário