Parece coisa do século passado, mas na cidade de Serrinha interior da Bahia a polícia persegue a religião de matriz africana, no caso o candomblé em suas mais diversas ramificações. Em recente viagem a esta cidade o editor deste blog tomou conhecimento junto a Federação de Umbanda e de Cultos Afro – Brasileiros de Serrinha, que as roças tiveram que se retirarem do centro da cidade por ordem da delegacia, passando a tocarem na zonal rural. Isto nos faz lembrar o tempo em que a policia invadia os terreiros (roças ou Ilês) a cavalo para fecharem as roças e proibirem o culto aos Orixás, ou será que ainda nesta cidade é preciso se pedir licença para a delegacia de jogos e costumes para se “tocar” candomblé?
O editor deste blog estará buscando mais informações sobre tamanha arbitrariedade, intolerância religiosa e principalmente racismo, visto que as igreja católicas e cristãs (evangélicas) ainda permanecem no centro da cidade.
Quem desejar entrar em contato com a federação o endereço é:Rua. Bernardo da Silva, 591 – Serrinha / Bahia. Fone: (75) 3261 – 2874
Nenhum comentário:
Postar um comentário